Tarefa 6 - Regras para a construção de um PowerPoint
Nesta tarefa 6 foi nos solicitado que construísse-mos uma apresentação PowerPoint, com o auxilio da ferramenta Slide Mestre, que incluísse informação recolhida de artigos e sites encontrados na internet sobre regras para a construção de um PowerPoint e do comportamento que um apresentador deve ter. Após a elaboração do trabalho foi nos pedido para apresentar o mesmo através da ferramenta de gravação do PowerPoint.
Irina:
De todas as tarefas que nos foram propostas até agora, esta foi sem dúvida a que mais dificuldades me causou. No meu contexto profissional utilizo a ferramenta PowerPoint com enorme regularidade. A necessidade de adaptar as aulas de inglês que leciono ao contexto pandémico, fez com que tivesse de recorrer a esta aplicação para que pudessem ser online. Isto fez com que no último ano e meio tivesse passado inúmeras horas a trabalhar com o PowerPoint. Ainda assim, e talvez devido ao facto de utilizar a versão incluída no OpenOffice, deparei-me com uma série de potencialidades que desconhecia existirem na versão oficial da aplicação.
Todo o processo
de pesquisa e sintetização da informação, construção dos diapositivos e cuidado
com os detalhes finais de cariz visual, fluiu de forma quase orgânica e muito
positiva. Foi a necessidade de gravar a apresentação aquilo que me provocou as
maiores dificuldades. Tinha tido contato com esta potencialidade nas aulas da
unidade curricular de Física e Química, uma vez que o professor disponibilizava
os suportes digitais dos conteúdos que lecionava, utilizando a funcionalidade
de gravação da apresentação em todas as aulas. Ainda assim, nunca a tinha
utilizado e, tal como referi anteriormente, não estava sequer disponível na versão
do Office que tinha disponível.
Ultrapassadas
as dificuldades de instalação da nova versão e de treinar as potencialidades de
gravação, a sensação de ter aumentado o meu reportório de ferramentas
disponíveis para fomentar a qualidade dos meus futuros trabalhos, foi
extraordinária.
Mais uma vez
ficou provada, de forma bem clara a importância quase subtil e muito elegante
que a unidade curricular de Expressões e Tecnologias tem, no plano de estudos
da Licenciatura em Educação Básica.
Realço ainda a
originalidade da tarefa proposta. Sugerir elaborar uma apresentação PowerPoint
precisamente de como de como fazer uma boa apresentação PowerPoint, foi não só
motivante, pertinente e muitíssimo eficaz para o cumprimento do objetivo a que
se propunha.
Mafalda:
Ao longo de toda a minha vida sempre usufrui desta aplicação, não só para trabalhos escolares como também para apresentações do foro pessoal, mas a cada utilização capto mais uma aprendizagem e esta tarefa 6 foi o exemplo disso mesmo.
Julgava que este trabalho iria ser bastante simples, sem qualquer dificuldade no percurso da realização da mesma, mas enganei-me, foi das tarefas que mais adversidades me trouxe. A ferramenta de Slide Mestre não tinha de todo o conhecimento da sua existência e ao trabalhar com ela deparei-me com alguns obstáculos que após várias tentativas e alguma persistência consegui, juntamente com a minha colega Irina, ultrapassá-los. Já a ferramenta de gravação, apesar já havia tido um conhecimento prévio da mesma, nunca a tinha utilizado e consegui facilmente manuseá-la.
Considero que, independentemente de todas as adversidades que ultrapassamos, esta tarefa foi das mais difíceis e das mais enriquecedoras e que com toda a certeza que ficarei com estes conhecimentos gravados e que os aplicarei futuramente.
Tem sido um processo muito enriquecedor, podermos realizar estas tarefas juntas. Crescer com as dificuldades e potencialidades de cada uma tem-se revelado muito positivo e desafiante. Se nas cinco primeiras tarefas as potencialidades de uma, colmataram as dificuldades da outra, nesta tarefa seis ambas sentimos algumas dificuldades que tivemos de ultrapassar em conjunto.
Destacamos no entanto a fantástica sensação de dever cumprido e de enriquecimento pessoal que experienciámos quando juntas pudemos ver e ouvir o resultado final.

Feedback Tarefa 6
ResponderEliminarBlogue:
- Boa reflexão, contém o solicitado.
PPT:
- Gostei da contextualização a da origem do PPt e de no final olharem para a utilização do PPT em contexto educativo.
- Boa apresentação oral, desenvolveram o que estava nos slides e não se cingiram a apresentar a leitura do PPT.
- Gostei de mostrarem uma imagem ilustrativa de má apresentação e de má postura do apresentador.
- No 1 slide dos estudos têm o som duplicado.
Bom trabalho
Vanessa Caeiro